terça-feira, 17 de setembro de 2019

Mudança De Rumo

"Por que você não leva a sério a sua mudança de rumo?"
Jeremias 2:36


Judá estava numa situação muito ruim diante da postura de Deus. Seus pecados, suas decisões, sua adoração, nada disso agradava mais ao Senhor. O pecado havia contaminado completamente o juízo de Judá. A justiça não era feita. Deus não estava nos planos da nação. Viviam em suas dissolutas vontades pecaminosas.
Resultado de imagem para mudança de rumo 
Em muitos momentos o Espírito de Deus atuava convertendo o coração da nação, do rei, do sacerdote, do levita, do povo de maneira que se arrependiam de sua conduta digna de repreensão, mas insistentemente voltavam ao padrão anterior, vivendo conforme os costumes das nações ao redor. Aparentemente a repreensão e disciplina do Senhor tinha um efeito pouco duradouro e a nação recorria as tradições do passado e de seus desejos carnais.

Deus faz uma pergunta importante: "Por que você não leva a sério a sua mudança de rumo?", por que não mudamos nosso rumo de maneira definitiva? Por que causamos dor ao Senhor? Não amamos Deus verdadeiramente? Amamos mais o pecado que a Deus? Seremos um povo infiel? Por que não assumimos nossa mudança e nossa nova postura?

Paulo diz: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo." 2 Co 5.17, o apóstolo afirma que somos nova criação não porque estamos indo a uma igreja, ou pelo fato de estarmos nos envolvendo com atividades religiosas, ele diz de maneira enfática que é preciso estar em Cristo para ser a tal nova criação. Nossa mudança de rumo não está ligada a uma simples mudança de estilo de vida. Intrínseco a estar em Cristo está a mudança de rumo, não pode haver um ânimo dobre para aqueles que estão em Cristo, pois estar em Cristo e mudar é como está o voo para o pássaro, o nadar para o peixe, o ar para os pulmões, não há como separar Jesus das mudanças, ele foi enviado para mudar toda nossa história, para mudar nosso destino, mudar nossa lugar de treva para luz, portanto, mudar de rumo é fruto de estar em Cristo, ser nova criação é fruto de que Cristo no auxiliou e mudou nossa conduta e nosso coração.

Nossa conversão tem a ver com a mudança de rumo, com a mudança de entendimento, com a mudança de fluxo. Devemos olhar profundamente em nossos corações e verificar se estamos ou não em fase de mudança e profundos ajustes para confirmarmos que somos nova criação.

Judá ainda não era nova criação, seu coração estava endurecido, mas hoje não há mais nem grego nem judeu, nem bárbaro nem cita,  nem circunciso nem incircunciso (Cl 3.11), para quem está em Cristo há apenas filhos de Deus, sacerdócio real, nação santa, um povo exclusivo de Deus (1 Pe 2.9).

Aquele Judá, aquele Israel não poderiam cumprir nada pela própria força ou desejo, ainda lhes faltava Jesus o Filho de Deus nosso Senhor. Somente Ele é capaz de tão majestosa transformação em nossas vidas.

Jesus há que brilhar em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário