terça-feira, 16 de abril de 2019

Ser Alegre É Imperativo

  “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se”
 Filipenses 4.4a

Estou pregando em nossa igreja sobre a alegria e meu sermão será exposto em numa série que ainda não sei bem quanto tempo levará. Certo é que o assunto é muito amplo e de muita importância no meio da congregação.

O objetivo deste post não é aprofundar no assunto, mas apresentar tópicos que salientam minha narrativa, e, portanto, é necessário ao leitor buscar a profundidade que lhe cabe para a satisfação mais abrangente para seu conhecimento e deleite.

Inicialmente sugiro que nossa atenção se volte para o sermão do monte, mais especificamente para os versos 1-11 do capítulo 5 de Mateus onde temos as palavras bem-aventurado enfatizada por Jesus algumas vezes.
  • O Que É Bem Aventurança?
Resultado de imagem para emoji felizUma tradução ocidental atualizada sugere apenas “feliz”, entretanto, a palavra grega utilizada nos aponta “bendito”, o que nos parece muito diferente de feliz. Como diz a própria palavra, temos a ideia bem falado, afamado e isso não nos remete somente a ideia de feliz, mas transcende a isso, nos dá a ideia que somos favorecidos por alguém que nos dá paz, conforto e estabilidade. Uma tradução contextual para bem-aventurado sugere: “Bendito (favorecido, afortunado, afamado) os que choram, pois serão consolados” (v4), podemos notar que somos benditos, não porque choramos, mas porque seremos consolados, como expliquei acima, isso nos dá paz, conforto e estabilidade. Veja que não tem a ver com minha ação, mas pelo favor de alguém, isto é, Jesus Cristo. Não somos benditos por nenhuma das colocações que Cristo nos expõe momentaneamente, mas somos benditos pelo fato que o agente Consolador nos compensará de alguma maneira num plano subsequente. Leia e deleite-se nesses versos sob esse prisma (Mt 5.3-11). Portanto, bem-aventurado, somos todos que estamos em Cristo, pois dele recebemos paz, conforto e estabilidade.

Neste contexto, podemos afirmar que Jesus nos chama para termos a certeza que ele nos consolará, e acredito que isso seja perfeitamente adequado ao cristão estar alegre, e não somente adequado, mas imperativo que seja alegra.
  • Por Que É Imperativo?
Quando lemos o capítulo 4 do livro de Filipenses podemos descrever um apóstolo Paulo torturado de todas as maneiras ao longo de sua carreira cristã. Ao compor essa carta, o apóstolo já havia vivenciado inúmeras situações de muito transtorno, aflições e perigo, bem como paz e abundância (Fp 4.11-12), mas ele é enfático quanto a se alegrar e faz questão de “enfatizar o enfatizado” ao dizer que diria novamente: “Alegrem-se!” (v4). Por que Paulo nos ordena ser alegres?

O próprio apóstolo dá a resposta para sua orientação quando diz: “Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.  Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.” Filipenses 4.5-9

A resposta de Paulo é: Não andem ansiosos por coisa alguma. Isso lhe parece razoável?

Leia o que Pedro diz: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”. Certamente Pedro estava junto a Jesus no sermão do monte e, talvez por isso, tenha traduzido as palavras do bem-aventurado desta maneira.

Tanto Paulo como Pedro veêm que a ansiedade nos impede de sermos felizes. Ela é um agente que nos afasta de Deus, que nos conduz ao pecado. Numa leitura reversa podemos dizer que Deus não tem cuidado de nós porque não lançamos diante dele nossa ansiedade, e, portanto, pecamos contra Deus quando acreditamos que somos suficientes.
  • Porque Devemos Nos Livrar da Ansiedade.
Podemos notar que também é imperativo lançar nossas ansiedades diante de Deus segundo Pedro, assim como também é imperativo não andarmos ansiosos por coisa alguma segundo Paulo.

Resultado de imagem para emoji ansiedadeJohn Piper entende da seguinte maneira: “O maná no deserto foi concedido um dia de cada vez. Não havia armazenamento. É assim que nós devemos depender da misericórdia de Deus. Você não recebe hoje a força para suportar os fardos de amanhã. Hoje, você recebe misericórdias para os males de hoje.” (Misericórdia Para Hoje - Alegria Inabalável – fonte Ministério Fiel), ou seja, não devemos andar ansiosos, pois isso nos impedirá de recebermos o favor no plano subsequente ao momento.
Portanto, escolha a alegria. Note os Salmos e veja como Israel era incentivado a permanecer alegre. Veja como o Evangelho nos encoraja a andar em alegria.

Não estou afirmando que não devemos nos entristecer, longe disso. A tristeza em muitos casos não pode ser evitada, não controlamos a morte, o revés, a doença e tantos outros transtornos que vivemos, mas Jesus disse que basta a cada dia o seu próprio mal – Mt 6.34. O fato destas coisas nos acontecerem, não nos impedirá de reconhecer o favor da graça futura do Senhor em nossas vidas, bem como todos os favores anteriormente recebidos da parte Daquele que nos amou primeiro.

Considere o apontamento de Paulo para finalizarmos esse texto.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4.6

Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário