sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Algumas Coisas Que Nunca Devemos Desprezar


O Modelo Recomendado por Paulo

I Timóteo 4:12-16
"Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."

O dicionário traduz assim a palavra "Desprezo": Não fazer caso; rejeitar; ter por indigno de si; rebaixar-se; envergolhar-se; aviltar-se.

No Novo testamento, mais especificamente nas cartas Paulinas, encontramos a palavra desprezo (Versão RC) por sete vezes, e em todas as vezes o contexto chama a atenção para que não haja desprezo pelo que se possui, tanto por parte de si mesmo, quanto por parte dos outros. É importante observar que há uma forma imperativa no que Paulo escreve, isso destaca-se porque devemos observar veementemente os valores do Reino de Deus que cremos.

Ao desprezar os valores do Reino, nós fazemos com que nos envergonhemos, assim devemos lutar pela defesa do Evangelho que acreditamos e vivemos. Ao nos envergonhar do Evangelho, nos colocamos em posição contrária a do Senhor (Marcos 8.38), desprezando seus ensinos, suas obras, seu amor, nós renunciamos a tudo o que dele procede, até mesmo a salvação, já que ao nos envergonhar ou desprezar, invalidamos a fé, e nossa salvação não vem senão para fé, contrariamente as obras.

Nosso fundamento baseia-se exclusivamente no Evangelho do Reino, portanto, todas as conquistas que obtemos também advém deste Reino, assim desprezar esse fundamento é invalidar cada passo dado em direção ao Reino.

Paulo ao escrever para seu pupilo Timóteo utilizou-se de seu profundo relacionamento com ele e o encorajou a não deixar seu temperamento tímido apagar o fundamento que havia nele. Paulo sabia que o longo da estória de Timóteo era regado pelo ensinos de seus familiares, de seu próprio ensino, de outros dos seus cooperadores e do próprío conhecimento adquirido por Timóteo. Assim Paulo mostra para Timóteo que seus valores não estavam em sua idade, posição, amizade, discipulado, mas estava embasado em cima de sua fé em Cristo e no Reino de Deus. Timóteo estava sendo lembrado do que ele representava diante do Reino e que seu valor era inestimável, assim ele não deveria desprezar todo aprendizado, nem todas as experiências vividas no Reino de Deus.

As sete vezes que a palavra desprezo aparece nas cartas de Paulo trás uma visão única sobre o relacionamento de Paulo com o Senhor, que ele deseja passar e estimular a Igreja a viver; vejamos:

1) Nunca despreze o que aprendeu - II Timóteo 1:5 "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti."

2) Nunca despreze as profecias - I Tessalonicenses 5:20 "Não desprezeis as profecias."

3) Nunca despreze o dom - I Timóteo 4:14 "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério."

4) Nunca despreze a correção - Hebreus 12:5 "E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;"

5) Nunca despreze a sua mocidade - I Timóteo 4:12 "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza."

6) Nunca despreze os que possuem posição superior à sua - I Timóteo 6:2 "E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta."

7) Nunca despreze o Evangelho - Tito 2:14-15 "O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze."

Ao desprezarmos alguns destes pontos, estamos rejeitando o que Deus preparou para nós. A rejeição tanto da nossa parte, quanto de outras pessoas, não é saudável para o Corpo de Cristo, já que o Evangelho de Cristo é completo por si mesmo e não deve ser rejeitado para fins pessoais, morais ou sociais.

Devemos observar cada valor do Evangelho e lutar por ele, mesmo que estes valores não sejam agradáveis a princípio para nós, mas os valores do Reino sempre devem ser primeiro em nossas vidas e em nossa formação.

Alex Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário