sexta-feira, 25 de março de 2011

Sucesso

Por Alex Pereira
"Ele esperou sete dias, o prazo estabelecido por Samuel; mas este não chegou a Gilgal, e os soldados de Saul começaram a se dispersar. E ele ordenou: 'Tragam-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão'. Saul então ofereceu o holocausto." I Sm 13.8,9

Nestes últimos dias tenho sido questionado por mim mesmo sobre o sucesso, e o que entendo como sentido usual da palavra.

Em tempos de qualidade, de produtividade, de globalização, de "tele-tudo", e vida instantânea o sucesso é a meta principal. Para isso seguir a cartilha do sucesso é imprescindível, "os 1512 passos para o sucesso!", "A força do pensamento te levará ao sucesso!", "Deus quer você bem sucedido!", e os afins à toda prova da auto-ajuda.

Participei de uma palestra esta semana onde o palestrante disse que nestes três últimos anos ele fez, nada mais, nada menos que trezentas e oitenta e quatro palestras, para empresas como Banco do Brasil, GM, Santander, Grupo Pão de Açucar, e por aí vai. O assunto é que é o mais impressionante: "SHOW DE ATENDIMENTO! ATENDIMENTO DE ALTA PERFORMACE". Na verdade o cara não falou uma única vírgula daquilo que a maoria não sabe, o problema é que não é aplicada.

Cara, são 384 palestras somente falando sobre aquilo que sabemos e que não executamos!

Não estou aqui para meter o pau no cara, muito pelo contrário, eu trabalho no meio secular, meu ganha-pão está no meio secular e o que ele disse é fundamental para uma empresa não ficar fora do mercado por conta da grande e desleal competitividade. O fato é que esse imediatismo tem avançando para dentro da igreja de forma decisiva!

É óbvio, que não estou falando da sistemática aplicada, mas da busca, do meio para se atingir um fim.

Saul tinha uma atividade para realizar e Samuel o havia direcionado de maneira incisiva. Sua chegada estava programada para o sétimo dia, Deus nunca iria abandonar Saul naquela batalha. Samuel era um homem íntegro e não falharia em sua palavra. Este é o cenário que o rei Saul conhecia.

Entretanto, Saul foi levado pelo pedido do cliente, pela necessidade de responder aos seus seguidores. Saul foi levado por uma coisa "boa", afinal ele precisava dar uma satisfação aos seus guerreiros, aos seus homens. Havia uma pressão fora da realidade do rei, o mercado estava exigindo que ele operasse e operasse bem rápido senão a situação estaria completamente fora de controle.

Levado pelo vento do mercado, Saul comente um terrível erro. Ele não pôs a situação a prova do Altíssimo. Ele não perguntou para o Senhor do povo o que deveria realizar.

Amados, não são os planos quem fazem a igreja crescer nem seus líderes despontarem. Os planos fazem parte da nossa vida, planejar é uma grande habilidade que Deus nos dotou, mas Deus não dividirá sua glória com ninguém.

Saul se precipitou, muitas igrejas tem se precipitado, Saul caiu e vejo que este tem sido o destino de muitos.

O que tem acontecido com as orações, com a espera no Senhor, com a dependência em Deus? A você que está lendo este pequeno artigo fica esta pergunta: Vale à pena buscarmos o sucesso a toda prova?

Na contramão de Saul vemos José que esperou longos anos para ver seu sucesso duradouro. Vemos Davi que por vários anos foi perseguido mesmo tendo sido ungido rei de Israel e ainda conseguiu compor este maravilhoso Salmo:

"Deleite-se no SENHOR, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá:" Salmo 37.4,5

Eu creio que devemos utilizar meios para buscar o perdido, devemos usar estratégias, devemos usar nossos estudos, mas o que defendo é que devemos olhar para o alto de onde nos vem o socorro. Colocar cada coisa no seu devido lugar, e não oferecer um sacrifício fora da vontade de Deus.

Sucesso é tudo que realizamos com excelência, mesmo que seja dentro de um pequeno grupo, numa amizade, numa roda de "buteco", sim isso mesmo, podemos obter sucesso numa roda de buteco. Dentro de nossas casas, ensinando nossos filhos e partilhando com nossos cônjuges.


Sucesso nunca esteve ligado a dinheiro, sucesso é tudo o que fazemos com excelência!

A Deus toda a glória!

2 comentários:

  1. Sucesso e a capacidade de ser feliz com oq se tem nas maos. Uma medida de prosperidade segundo a Palavra de Deus, acredito. Prosperidade, ou sucesso, pra Deus nunca foi mesmo dinheiro em abundancia como esta no artigo, e sim, ai vai um posicionamento pessoal, a paz interior que excede todo entendimento que e parte dos que entregam e confiam sua vida e seus planos totalmente a Deus. Pra ter sucesso, e preciso muito mais do que surpreender a todos os homens, exibir boas maneiras e posses, ser simples tambem nao eh o suficiente. E preciso para alem de tudo isso sentir a paz, dormir tranquilo, acreditar que voce fazendo a sua parte, Deus faz a dEle. Pra isso nao importa em qual nivel social vc se encontra, nao importa no que vc trabalha, nao importa quem sao os seus familiares, nao importa nada. A unica coisa que importa pra ter sucesso na igreja e vc fazer com dedicacao a sua parte e confiar que Deus fara a dEle. Ele por acaso falhou alguma vez? (Quando achamos que sim, e pq nao entendemos o plano perfeito e agradavel que esta por tras). Nunca desistir de melhorar e sempre confiar sao instrumentos para se alcancar o sucesso, pra mim a paz interior e a certeza de estar fazendo o que e melhor.

    ResponderExcluir
  2. É, se você tem acredito nisso como escreve, já é um bom sinal de que está trilhando o caminho certo.

    Deus te abençoe.

    Alex Pereira

    ResponderExcluir