quarta-feira, 2 de março de 2011

Razões para me magoar

 Razões Para me Magoar
Por Alex Pereira

Quais são as verdadeiras razões para que eu fique magoado com determinada situação? Será que nos é lícito ficar magoado com alguma situação? Por que tantas pessoas estão magoadas dentro da instituíção igreja?

Vivi a bem pouco tempo esta situação dentro da nossa igreja, e conversando com a parte envolvida percebi que havia muita justificativa que favorecesse a tal pessoal. Mas algo me incomodava muito, pois os índices de insatisfação estavam com picos muito altos e imaginei não ser possível alguém estar tão magoado com tanta razão. Confesso que quase me rendi e por pouco não me juntei a esta pessoa para desabafar as minhas frustrações e magoas com relação a isso ou aquilo.

Num relance, ocorreu-me algo muito poderoso, comecei a sentir dó da pessoa, e para meu critério, nem mesmo gosto desta palavra, é uma daquelas palavras que muitas vezes riscamos do nosso dicionário, é algo assim como falar câncer para os idosos. A ogjeriza por falar e ter dó se equivalem para mim. Assim ao me deparar a sentir dó, pensei: "mas o que é isso que está acontecendo aqui? Como posso estar com dó, tem algo verdadeiramente errado ocorrendo!". E como diria meu pai: "batata!" realmente havia algo de errado acontecendo.

Acabei com aquela sinfônia inacabada e mesmo que me tornasse mais um motivo de magoa para o "dito cujo" não titubeei em perguntar, você fez o que manda fazer em Mateus? É óbvio que a resposta foi negativa. Convido você a ler o texto:
“Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação sejaconfirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano." Mateus 18.15-17

Um mal que acomete a igreja é quase ninguém se acha digno para ser levado até a Cruz, de ser confrontado em seus erros, e nem tanto assim, muitas vezes não sujeitamos nossos desejos à Cruz. Existem várias pessoas dentro de nossas instituições que não podem ser tocadas em seus defeitos, em suas rugas, em suas opiniões. Isso é um terrível absurdo!

Creio que o problema está na conversão e não no caminhar. Caminhamos naquilo que acreditamos, assim se cremos num Jesus "manero", num Jesus "cool", num Jesus "legal" como aceitaremos o confronto? Sempre rejeitaremos a mudança e a Palavra final de alguém que em si carrega autoridade.

A pessoa retratada acima até poderia ter razão nas coisas que estava colocando, mas estava completamente equivocada com relação ao Reino e Justiça de Deus. Desejava angariar outros para que tivessem dó dela.

Vejo muitas pessoas dentro da igreja alimentando seus pecados, fracassos, magoas para terem uma despulpa para si mesmos, para os homens e para enganar seus sentimentos e alíviar suas culpas diante de Deus. Mas isso é loucura, somos indesculpáveis diante de Deus. Ele proveu o Sangue, a redenção, o perdão, a ressurreição e tudo isso para quê?

Se não nos achegarmos a Deus em humildade e gratidão jamais teremos as conquistas planejadas por ele em nossas vidas. Alimentar a sensação de que se tiverem dó de mim ou de quem quer que seja me aliviará do tormento é MENTIRA. Isso nunca resolveu a vida de ninguém.

Jesus nos estimula a perdoar e a aprendermos a receber o perdão de nossos costumes , hábitos e principalmente nossos pecados.

Lewis escreveu algo muito pertinente a isso e corroboro com ele em seu pensamento.

Soli Deo Gloria

“Acho que quando alguém nos ‘magoa’ é preciso relembrar que, de 100 casos, 99 pretendiam nos magoar muito menos ou nem pretendiam, e quase sempre nem percebem nada disso. Aprendi isso nos casos em que eu era o "magoador". Nas ocasiões em que fiquei realmente irado e cruel, com a intenção de machucar, a outra parte nem ligou ou nem sequer percebeu. Mas quando eu descobria que havia magoado alguém, percebia também que o gesto fora inconsciente de minha parte. Aliás, detesto pessoas ‘sensíveis’, que se "magoam com facilidade". Elas são uma praga social. Concorda? Em geral, o verdadeiro problema é a vaidade.”
C.S. Lewis

Nenhum comentário:

Postar um comentário