terça-feira, 27 de julho de 2010

O Homem Sem O Espírito

O Homem Sem O Espírito
Por Alex Pereira

Nosso tempo tem sido assolado e assombrado por um terrível tempo, vivemos o derramar do Espírito e ainda assim temos tanta gente ministrando sem nenhuma parcela da presença do Espírito em suas vidas. Contraditório parece isso, vivermos a proclamação de Deus e termos pessoas tão longe de sua promessa [Jl 2.28,29].

Muitos líderes estão ministrando totalmente sem unção, sem a presença do Espírito nem mesmo próxima a eles. Uma ausência total de poder e unção. Em contrapartida vemos muitos destes aplicando sessões de psicanálise, paranormalidade e acessos de psicologia em "cultos" cristãos. A situação fica a cada dia mais horrorosa que o dia anterior. Líderes ministrando cura por ondas de transmissão dos canais de TV´s. Sugerindo libertações pelo poder de seu deus - a própria mente!. Curas por sugestividade! Fim dos tempos?! Talvez sim!

Penso cá com meus botões: se estamos no tempo da dispensação da graça, do derramar do Espírito, para quê tanta loucura? Deus anunciou que nestes últimos dias o Espírito Santo atuaria de forma nunca vista antes [Jl 2.28,19], toda carne teria acesso a este poder, às mesmas coisas que Jesus ou seus apóstolos realizaram. Na verdade há uma profecia sobre realizarmos obras ainda maiores que as que nosso mestre realizou [Jo 14.12]. Por que ainda assim há pessoas mercadejando o Palavra de Deus?

Sansão era um dos homens mais poderosos que existiu nas mãos do Senhor. Um homem inteligente, forte, destemido, consagrado, persistente e tantas outras virtudes maravilhosas. Eu sou um fã muito grande deste homem. Quando penso sobre ele fico admirado em como ele era inteligente e guiado pelo Espírito. Sempre lemos que quando ele realizava coisas estranhas era exatamente pelo fato de estar movendo no poder do Espírito.

Seu primeiro casamento tinha consequências futuras na libertação de Israel. Matar o leão (Jz 14.5,6) tinha consequências na libertação de Israel, que também estava ligado ao enigma (Jz 14.14) que ele havia proposto que ligava com a fofoqueira filistéia que ligava com a libertação de Israel. É incrível o emaranhando de coisas que ele vivia levado pelo caminho do Espírito.

Até mesmo sua morte tem um "q' por parte do Espírito que recebe suas escusas e torna-lhe o poder para libertar Israel (16.30). Que juiz tremendo! Mas o que me intriga é que assim como ele podemos nos levantar numa determinada manhã sem a presença do Espírito (Jz 16.20).

Sansão, após diversas tentativas da endemoninhada Dalila de descobrir sua força, revela aquilo que nunca deveria ter revelado: como se livrar do Espírito de Deus. Ele mesmo desprezou a presença do Espírito em sua vida e ele mesmo não percebeu a loucura que havia promovido em sua vida. Sansão, assim diz as Escrituras: "E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele." Jz 16.20 acreditava que ainda estava diante do poder de Deus em sua vida, estava crente que ainda poderia se livrar como antes, entretanto o autor do livro de Juízes, ressaltou algo que Sansão ainda não tinha percebido, aquele que o transforma em juiz do Altíssimo o deixara sem deixar nem mesmo um bilhete avisando sua retirada.

Corajosamente Sansão se levanta para enfrentar ao inimigo, e nem mesmo o escritor do livro ressalta que Sansão não percebera a perda da vasta cabeleira sinal da presença do Espírito em sua vida. Como alguém pode não perceber que uma cabeleira sumira de uma hora para outra? Como pôde ele acreditar que venceria o inimigo sem aquela vasta cabeleira chamada "Espírito Santo de Deus"?

Pois é! Isso tem ocorrido muito em nossos dias, em nossas igrejas, pois há um enorme grupo entre nós que atuam acreditando que estão no poder do Espírito, enquanto estão muito longe dele. Simplesmente pelo fato de terem acordo todos os dias com aquele poder, acordam hoje acreditando que ainda o possuem. Mas como João disse: "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." Jo 3.8, vejo que em muitos ele foi para onde quis e nem mesmo deixou recado, assim como fez com Sansão ainda o faz hoje.

Amados, fiquemos atentos a cada ação deste maravilhoso presente de Deus para nossas vidas - o seu Espírito Santo. Sem ele somos homens comuns que não valem nada mais que o preço de uma pá de pó. Precisamos nos atentar para sua manifestação e sua presença, bem como sua ausência!

Queria lhe desafiar a uma busca infindável à procura do Espírito derramado por Deus em Joel 2.28,29.

Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário