Liderança por Exemplo
Por Alex Pereira
João 13.15-17
"Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes."
Filipenses 3.13-17
"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam."
Um dos maiores desafios do líder de uma igreja no que se refere a levantar novos líderes para a liderança é na verdade imprimir neles o desejo de servir como exemplo. O líder por exemplo é um grande e poderoso instrumento de Deus no meio da Igreja, ele na verdade lidera por reflexo, apontando as necessidades e conduzindo no como deve ser feito. Esse reflexo transmite confiança e segurança na execução das tarefas e do ensino para as próximas gerações.
Jesus era um líder por exemplo sensacional. Maestro na forma de conduzir e fantástico na forma de ensinar. Seus discípulos ficavam maravilhados com a forma na qual Ele falava e conduzia aqueles que o seguiam. Seu trabalho foi tão marcante, que sua impressão ficou tão latente nos seus discíplulos, que mesmo quando Ele não estava mais presente, a condução das coisas ficaram tranquilas para a execução do novos líderes da Igreja. Os líderes da Igreja Primitiva tinham confiança naquilo que faziam e conseguiam determinar o que era certo mesmo que a ocasião não tivesse sido vivenciada na presença de Jesus quando o mesmo estava entre eles fisicamente.
1- Segurança Para Decidir (At 10.25-43):
Pedro estava diante de uma situação inusitada, pois ele nunca tinha vivenciado uma experiência como esta ao lado de Jesus. Sua teologia havia sido ferida com uma ferida terrível, afinal toda aquela situação lhe era contrária aos ensinos que ouvira deste a infância. Entretanto ele havia aprendido a resolver questões difíceis na sua caminhada com Jesus. Ele presenciou decisões como a própria morte de cruz por Jesus. Havia estado junto a Jesus nos momentos em que após um tempo de oração voltava com decisões importantes para serem resolvidas. Presenciara que o Espírito Santo sempre conduzia Jesus para caminhos e estratégias diferentes daquelas previamente determinadas. Agora ele mesmo estava diante de uma situação totalmente diferente de tudo o que havia vivido junto à segurança e confiança de Jesus. Ele tinha a direção da Igreja e precisa responder a uma decisão extremamente importante e que mudaria a história da Igreja para todo o sempre. Como ele conseguiu definir o certo? Havia aprendido com Jesus a ouvir o Espírito Santo e ter segurança quando decidir as coisas neste momento. O ensino de Jesus através do exemplo conduziu Pedro neste momento.
2- O Como Fazer (Jo 15.5):
O líder guiado pelas necessidades da Igreja, culminará com muitos esforços e trabalhos. Sua vida se tornará um tormento e nada estará funcionando bem. As necessidades da Igreja devem ser entendidas e assimiladas, entretanto as necessidades não são mais importantes que as prioridades da Igreja. Assim detectar as prioridades da Igreja elevará a liderança a um estágio mais alto e diferenciado. O fazer sempre estará lá, temos centenas de milhares de coisas para resolver na Igreja, são problemas de toda ordem, finanças, manutenção, pessoas, pregações, reuniões nos lares, teologia e todas as coisas pertinentes. O como fazer é que irá motivar a liderança a crescer e a desenvolver as coisas importantes dentro e fora da Igreja. Jesus ensinou que sem Ele nada poderíamos realizar, portanto descubrir o que é que Ele quer realizar na Igreja é o modo correto que atacar as prioridades. Sem Ele, todas as coisas que realizamos perecerá, não haverá vida, não haverá segurança, e por fim ficará em ruínas. Este como fazer é impreterível dentro da liderança e os feitos da mesma devem levar a Igreja para um lugar seguro, um lugar onde os espaços são criados para que todos venham a exercer o sacerdócio de todos os santos edificando o Corpo de Cristo (Ef 4.12).
3- Criação de Espaços (Tt 1.4,5)
Uma liderança por exemplo sempre abre espaço para os outros ocuparem. É trabalho do líder criar novos trabalhos e criar espaços para que outros conduzam o trabalho. Uma liderança centralizadora se tornará infrutífera em pouco tempo, pois ficará doente e sem vigor e pior ainda, morrerá junto com o líder. Criar espaços fala de criar novas gerações capazes de alimentar a outros de forma que estes outros poderão alimentar a outros, como numa cadeia sem fim, onde todos se tornarão frutíferos. Paulo abriu frentes de trabalhos em toda Ásia, mas ele mesmo não liderava estes trabalhos, tinha Tito, Timóteo, e ainda teve outros que não foram como deveriam ser como Alexandre e Himeneu (1 Tm 1.20), mesmo se tranformando em líderes negativos preencheram os espaços que Paulo havia criado.
Temos grandes desafios para andarmos sobre eles, mas o que não podemos deixar de fazer é solucioná-los, este é um desafio cotidiano em nossas vidas como líderes da Igreja do Senhor Jesus.
Em Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário