domingo, 3 de agosto de 2014

Investindo Num Bom Tesouro



Por Alex Pereira
“19Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; 23se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! 24Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
Mt 6.19-24
Este é o primeiro dos 5 grandes sermões de Jesus, sendo que em toda Escritura, nenhum trecho retrata com tanta peculiaridade o Reino de Deus.
Jesus, neste primeiro sermão, trás aos seus ouvintes verdades já conhecidas, entretanto aplicadas com poder e graça 28Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina; 29porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.” Mt 7.28, 29, ou seja, não apenas um ensino, mas um estilo de vida baseado na autoridade das Escrituras. O objetivo era que seu público identificasse a diferença entre o legalismo e a verdadeira religião formada pelas Escrituras.
Jesus usa uma mensagem do cotidiano, para que as pessoas pudessem compreender de forma clara a exposição das Escrituras através do que ele ministrava. Sendo um ataque ao legalismo dos fariseus e sendo uma seta indicativa para o chamado à fé verdadeira e a salvação.
Outra coisa muito importante, Jesus inaugura neste ponto a introdução das verdades do Reino de Deus entre seus irmãos. Jesus fala sobre a ética do Reino de Deus, sobre os valores deste Reino, o que realmente importa neste Reino, e uma das mais importantes informações – a de como alcançar o Reino dos Céus.
Há uma tremenda revelação nestas palavras de Jesus – a todos foi pregado que era impossível o cumprimento da Lei na forma humana, e que somente uma dependência da graça divina poderia salvar a humanidade. Assim o verdadeiro significado da Lei havia sido exposto e qualquer possibilidade de cumprir a Lei como os fariseus pensavam conseguir fazer estava errado.
Assim, portanto, Jesus sondou a profundidade da Lei e revelou que as verdadeiras exigências iam muito alem do significado de meras palavras.
Em relação ao texto que veremos, também precisamos colocar em mente quem eram os ouvintes de Jesus no momento deste discurso – judeus! Isso é muito importante para o entendimento de alguns aspectos das palavras do Senhor. Haja vistas que Jesus falando com eles estava falando para aqueles que sabiam, ao menos, a Torah. Portanto, não eram completamente leigos, mas possuíam entendimento das palavras básicas da Lei e dos profetas. Prova disso é o um verbo muito comum usado em larga escala nos capítulos de 5 a 7 – ouvistes, ou seja, o Senhor estava falando com pessoas com prévio conhecimento.
O texto que abordaremos fala-nos sobre os valores em que investiremos nossas vidas.
·         19Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
As palavras chave para este texto são ajuntar e tesouros, a partir desta ideia, Jesus começa a construir coisas importantes em nossos corações.
Primeiro ele nos fala sobre o que é que estamos ajuntando; O que estamos ajuntando? O que você tem ajuntado? É importante pensarmos sobre isso, porque ajuntar é uma coisa que demanda de nossa vida tempo, dedicação, empenho, disciplina, constância, envolvimento!
Ajuntar envolve tempo e investimento pensando sobre uma linha geral. Em outra versão o verbo é acumular, vale pensar que o verbo nos faz imaginar a mesma coisa. Acumular é uma coisa que ao longo do tempo vamos construindo, mas que num ressalto nos pegamos assustados com a quantidade daquilo que foi ajuntado.
O que é que temos ajuntado? Em que temos investido nossa vida?
·         20mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Outra coisa que o Senhor nos aponta e isso faz uma diferença muito grande em suas mensagens, Jesus nos ajuda a focar nossas decisões, neste texto ele nos alerta para o cuidado que devemos ter com o que temos investido.
A palavra grega para ferrugem não serve somente para a corrosão do metal, mas é uma palavra mais ampla, com serventia também para o apodrecimento, paro o mofo e coisas semelhantes. Portanto, Jesus está nos levando a refletir sobre o valor que estamos colocando sobre coisas que desejamos ou alvo que estamos buscando alcançar.
Quanto você tem investido em coisas que o Senhor não está envolvido?
·         21Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Lugar! Devemos observar que neste momento Jesus não dá ênfase ao coração, mas ao tesouro! Ele disse que onde estiver o seu tesouro ai estará o seu coração.
Amados, Jesus não nos disse para guardar nosso coração dos tesouros, mas ele nos ensina a escolher nossos tesouros mais cautelosamente. Veja que quem exerce poder aqui é o tesouro e não o coração. Segundo Jesus é o coração que estará no lugar onde o tesouro estiver e não o tesouro no lugar onde o coração estiver. Isso é de grande significância para nossas vidas.
O que tem sido nossos tesouros? Onde está nosso coração?
·         22A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; 23se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!
Outra grande ajuda de Jesus para seus ouvintes, ele direciona nossa cosmovisão para a visão do Reino de Deus, ele nos diz que a perspectiva de como vemos o mundo direcionará nossas decisões, desta forma se a luz que há na minha visão for trevas, ou seja, os tesouros que vou acumular não terão o padrão do Reino de Deus.
A ideia aqui é sobre exatamente como compreendemos as palavras de Jesus, portanto, como você tem interpretado as Escrituras? É possível escolher coisas do Reino com nossos corações presos às riquezas deste mundo?
·         24Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
Jesus conclui este momento da pregação aplicando diretamente as instruções na vida dos seus ouvintes, a conclusão que ele chega é que não dá para servir a dois senhores ao mesmo tempo, isto é, não podemos ajuntar coisas deste reino e ainda entrar no Reino de Deus. Da mesma forma não é possível acumular tesouros no Reino de Deus e receber as benesses deste mundo.
Nossas escolhas influenciarão diretamente sobre qual reino estarei investindo meu precioso tempo e dinheiro. São nossas escolhas que nos levarão para mais perto ou mais longe do Reino de Deus. Nosso coração só vai seguir aquilo que decidimos como tesouro para nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário